terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Importância Do Saber Contar Histórias Para Crianças


    Ler histórias para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, é
suscitar o imaginário, é ter curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar idéias
para solucionar questões. É uma possibilidades de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos
impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos.
    É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como a tristeza, o pavor, a insegurança,
a tranqüilidade e tantas outras mais.
    A leitura é uma forma exemplar de aprendizagem, é um dos meios mais eficazes de
desenvolvimento sistemático da linguagem e da personalidade. Favorece a remoção de barreiras
educacionais, principalmente através da promoção do desenvolvimento da linguagem e do exercício
intelectual, aumentando a possibilidade de normalização da situação pessoal de um indivíduo.
    A exposição à leitura da histórias no seio familiar durante os anos pré-escolares, leva muitas crianças
ao sucesso escolar. As crianças que vivem num ambiente letrado desenvolvem um interesse lúdico com
respeito às atividades de leitura e escrita, praticadas pelos adultos que a rodeiam. Esse interesse varia
de acordo com a qualidade, freqüência e valor destas atividades realizadas pelos adultos que convivem
com as crianças. Se uma mãe ler para seu filho textos interessantes e com boa qualidade, nota-se que
estará transmitindo a ele informações variadas sobre a língua escrita e sobre o mundo. Isso é de suma
importância para a criança, pois irá levá-la a interessar-se cada vez mais pela leitura das histórias
ouvidas.
   Ao adentrar no mundo escolar, a leitura não mais se realizará como na família, devendo sofrer
modificações que são vitais para o desenvolvimento da aprendizagem. Para poder transmitir à criança
uma visão clara do que se está lendo, o professor deverá ter algumas atitudes, tais como:


                            
  • ·Visualizar o livro para a criança, através da exposição das gravuras;
  • ·Ler de forma liberal, porém clara e agradável, atraindo a atenção da criança;
  •  Manter-se aberto para as perguntas das crianças, incentivando a troca de comentários sobre o texto lido.